top of page
  • Foto do escritorTriângulo Imóveis

10 dicas para tornar-se um síndico perfeito!


Vamos as dicas!


1 - Estabelecer horários:

Você precisa definir horários e comunicá-los aos porteiros e zelador, para que estes não lhe envie as reclamações feitas fora dos horários estabelecidos. Lembre-se que você está administrando uma empresa e é preciso limitar horários!


2 - Evite a fadiga mental:

Seja imparcial, não tome parte das discussões entre condôminos e nem alimente os conflitos. Envie as advertências e multas sempre por escrito. Toda assembleia deve ser registrada em ata, assim como as reclamações e sugestões devem ser anotadas pelos próprios condôminos em um livro de sugestões e críticas.


3 - Delegue:

Crie uma comissão de condôminos, o conselho e um subsíndico. A comissão de condôminos ficará encarregada de assuntos mais específicos, como criação de brinquedoteca, aumentar a área de lazer entre outras obras e deverá trazer os orçamentos para o conselho que fará a triagem e escolhas com respaldo.


4 - Manutenção:

Prevenir é melhor que remediar! Partindo desta primícia você não terá problemas. Manter contratos com empresas de manutenção de jardinagem, interfone, limpeza de caixa d’água, eletricistas entre outros, mantém o condomínio sempre em ordem e evita gastos e transtornos desnecessários.


5 - Estar presente:

Você precisa conhecer bem o condomínio e todos os envolvidos!

Faça inspeções semanais em toda estrutura, andar por andar, sala de máquinas e até no topo do edifício.

Importante conversar com a equipe de colaboradores e saber como está o andamento do seu trabalho e se há alguma queixa.

Converse também com os condôminos sempre que possível e certifique-se da boa convivência.


6 - Autoridade e não autoritarismo:

Sim, você tem várias leis e convenções, muitas tarefas a cumprir e alguns conflitos para administrar! Mas não faça o síndico “linha dura”, o condôminos devem respeitar as leis e convenções e para isso deixe claro quais são! Lembretes em elevador e áreas comuns são super importantes para uma comunicação clara e eficiente.


7 - Organização

Você vai lidar diariamente com documentos e notas, ter um senso de arquivamento e planilha de excel facilita sua administração, assim como ter conhecimento em atas para validar as assembleias.


8 - Leis e Convenção:

Você tem o respaldo da legislação que rege a vida condominial no capítulo do Código Civil e também as leis de Convenção Condominial, tenha sempre uma cópia desses regulamentos no condomínio.

A Triângulo Administradora de Condomínios, tem o departamento jurídico a sua disposição!


9 - Integração:

Tenha sensibilidade e tente descobrir soluções para boa convivência dos condôminos. Um exemplo é se no seu condomínio há muitas crianças, a época de férias escolar pode deixar de ser um problema, organizando gincanas e envolvendo em campanhas de reciclagem.


10 - Comunicar-se:

Os condôminos sentem a necessidade de saber tudo o que acontece em seu condomínio, para isso é importante que envie o balancete mensal a todos mostrando como está sendo administrado o dinheiro. Você pode comunicar nas áreas comuns, eventualmente fazer um jornal.


Qualquer dúvida que surgir estamos a sua disposição, só aqui na Triângulo você pode contar com apoio financeiro, administrativo e legislativo.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page